Arruelas de Travamento por Cunha

Visão Geral

A tecnologia de travamento por cunha garante a fixação de juntas parafusadas por meio de tensão, em vez de dependência do atrito. O sistema consiste em um par de arruelas de travamento com cunhas internas e dentes radiais externos.
As arruelas de travamento por cunhas mantêm o fixador travado na junta, mesmo quando sujeito a vibrações extremas ou cargas dinâmicas.

Princípio de funcionamento

O travamento das arruelas de travamento por cunha é baseado na geometria.
Quando o fixador é apertado, as cunhas se encaixam e os dentes radiais nas faces externas das arruelas cravam na base metálica e no fixador, deixando marcas de impressão em ambos. A carga de aperto gerada pelo parafuso mantém o conjunto travado no lugar. Devido ao ângulo da cunha ('?') ser maior que o passo de rosca ('?'), um efeito de travamento por cunha impede o fixador de se soltar rotacionalmente, mesmo em condições extremas de vibração.
Quando o fixador é desapertado, ocorre um deslizamento entre as duas arruelas. A arruela superior é travada na porca ou cabeça do parafuso pelos dentes radiais. A arruela inferior não gira, pois está cravada base metálica. À medida que as cunhas deslizam uma sobre a outra, a carga de fixação do parafuso é inicialmente aumenta à medida que o parafuso se alonga, antes de ser liberada à medida que as cunhas se deslizam uma sobre a outra.

Vantagens

- Medidas entre M3 a M130 / 5# a 5” na versão em aço com revestimento
- Atende a classes de parafusos até 12.9
- Disponíveis em 5 diferentes matérias desde aço revestido até superligas
- Instalação e remoção simples e rápida usando ferramentas manuais
- Desempenho de travamento não é afetado pela lubrificação
- Excelente resistência à corrosão
- Garante travamento confiável em alta e baixa pré-carga, mesmo em juntas com parafusos de comprimento reduzido
- São reutilizáveis (sujeito ao ambiente de aplicação)
- Total rastreabilidade

Testado e certificado

As arruelas de travamento por cunha passaram por testes rigorosos conduzidos pelos melhores institutos independentes e autoridades de certificação. O teste Junker de acordo com DIN 65151 é reconhecido como o método mais exigente para avaliar uniões parafusadas.
Durante o teste, a junta é submetida a movimentos transversais abaixo da cabeça do parafuso e da porca, enquanto a força de aperto é monitorada continuamente. As arruelas de travamento por cunha demonstram consistentemente um desempenho superior em relação a outros métodos de fixação nessas condições desafiadoras.

Produtos nessa categoria

PRODUTOS